PSICOLOGIA INFANTIL
A especialidade
A psicoterapia infantil é uma prática da psicologia que aborda como tema principal a qualidade de vida e o bem estar da criança e de seus familiares. Com o uso de ferramentas lúdicas como jogos, desenhos, colagens, pinturas e histórias. De acordo com a faixa etária é possível desenvolver e elaborar todas as questões do cotidiano, rotinas e as percepções da entrada das informações no mundo infantil.
É possível não apenas perceber de que maneira essas construções são feitas, como também ajudar a criança a formular essas informações e construir de forma mais saudável o seu desenvolvimento.
A terapia infantil baseia-se no fato de que o jogo é o meio natural de auto-expressão da criança, onde lhe é dada a oportunidade de, brincando, expandir seus sentimentos acumulados de tensão, frustração, insegurança, agressividade, medo, espanto e confusão.
É através da escuta, da compreensão e sensibilidade, que a criança expressa o seu mundo interno e que o terapeuta fornece mecanismos para que ela alivie o seu sofrimento.
Geralmente o encaminhamento vem através de queixas relacionadas ao comportamento da criança, observados pelos pais ou educadores. Muitos acontecimentos relacionados à família, como separação dos pais, violência doméstica, morte ou adoecimento de familiares podem desenvolver questões onde a criança não consiga se expressar ao mesmo lidar com as situações apresentadas.
Outras questões podem vir relacionadas ao ambiente escolar como inseguranças, timidez, dificuldades na aprendizagem, baixa auto-estima, déficits na atenção ou mesmo aquelas crianças mais agitadas que trazem muitas frustrações aos educadores e aos pais, que muitas vezes não sabem lidar com essas diferenças e ao contrário do que se pensam, sofrem muito por não se sentirem aceitos.
O ambiente psicoterapêutico é um bom lugar de crescimento, onde o psicólogo é o mediador entre os pais e a criança, criança e escola.
Esse diálogo traz a busca de auto realização, maturidade e independência dentre essas relações.
A participação dos pais é essencial ao processo terapêutico, o psicólogo dá repertório e conhecimento aos pais para lidar com as dificuldades.