Neuropsicologia
A especialidade
As Avaliações têm como objetivo identificar precocemente alterações no desenvolvimento cognitivo e comportamental no caso da criança e nas diversas dificuldades neurológicas apresentadas no adulto ou idoso.
Há neste trabalho a utilização de instrumentos adequados a esta finalidade (testes neuropsicológicos, escalas, questionários e observações clínicas).
A importância desses instrumentos reside principalmente na prevenção e detecção precoce de distúrbios, indicando de forma minuciosa o ritmo e a qualidade do processo e possibilitando um mapeamento qualitativo e quantitativo das áreas cerebrais e suas interligações.
A AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA PODE AUXILIAR NO DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DE:
Enfermidades neurológicas
Comprometimentos psiquiátricos
Alterações de conduta
Problemas de desenvolvimento
Recomendada a qualquer caso onde existe suspeita de uma dificuldade cognitiva, comportamental e emocional.
Ao fornecer subsídios para investigar a compreensão do funcionamento intelectual a neuropsicologia pode instrumentar diferentes profissionais, tais como médicos, psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas e psicopedagogos, promovendo uma intervenção terapêutica mais eficiente.
O conjunto dos instrumentos utilizados nos possibilita uma avaliação global das capacidades cognitivas, bem como das dificuldades encontradas por ela em seu desempenho no dia a dia.